SUBMISSÃO DE ARTIGOS



ATENÇÃO:
Inscrições de trabalhos prorrogadas até o dia 07 de julho de 2018.
Modalidade Poster.






Edital 001/2018


Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos para o III Congresso de Tradições de Matrizes Africanas e Indígenas no Cariri(III CTM AFRICAR).

CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art.1º A Comissão Científica do III Congresso de Tradições de Matrizes Africanas e indígenas no Cariri comunica aos interessados em apresentar trabalhos científicos, que estarão abertas as inscrições de 07 de junho de 2018 até 21 de junho de 2018 para submissão de trabalhos científicos.
Art. 2º Os trabalhos poderão ser inscritos na seguinte modalidade: Apresentação de banner, submetidos em resumos simples nas categorias: relatos de experiências, pesquisas bibliográficas e de campo.
Parágrafo único Os trabalhos científicos submetidos ao III Congresso de Tradições de Matrizes Africanas e Indígenas no Cariri serão avaliados pela Comissão Científica do evento, com base nos critérios estabelecidos no capítulo III deste edital.
Art. 3º É condição primordial para envio de trabalho que pelo menos um dos autores estejam inscritos no evento.
§ 1º Cada trabalho deverá contar com número máximo de 05 (cinco) autores, incluindo o orientador;
§ 2º Serão aceitos até 2 (dois) trabalhos por autor na qualidade autor principal e ilimitado o número de trabalhos como coautor.

CAPÍTULO II – DAS INSCRIÇÕES

Art. 5º Após a inscrição do trabalho científico no III Congresso de Tradições de Matrizes Africanas e Indígenas no Cariri terá um prazo máximo de 3 (três) dias úteis, será enviado para o e-mail autor a confirmação de recebimento do trabalho científico, o qual servirá como comprovante de inscrição do trabalho.
Art. 6º Somente serão aceitas inscrições que atendam aos padrões adotados pela Comissão Científica: preenchimento e envio correto das fichas e dos Resumos simples que atendem aos formatos descritos no Capítulo III e IV.

CAPÍTULO III - NORMATIZAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

Art. 7º O resumo deve ser organizado em parágrafo único contendo: Título, Palavras-chaves, Autores, Introdução/ Desenvolvimento, Metodologia, Resultados, Considerações finais e Referências Bibliográficas;
§2º O resumo simples deverá ter entre 1.500 a 2.000 caracteres, incluindo espaços em formato word ou pdf
§3º Os trabalhos deverão agregar uma das seguintes linhas: Religiosidades de origem africana e/ou indígena, Direitos Humanos relacionados as questões étnico-raciais e liberdade de culto religioso, Políticas públicas para a promoção da igualdade racial.
§4º O texto deverá ser formatado para o tamanho de página A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2,5 cm, justificado, espaçamento entre linhas simples e empregada fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto no título, com espaçamento de 1,5 entre linhas;
§6º Após dois espaços (duas linhas) do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Times New Roman, corpo 12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas.
§7º Em nota de rodapé devem aparecer: Nome completo do(s) autor(es), sendo um por linha, com alinhamento pela margem direita, seguido Titulação, Filiação Institucional (SIGLA da Instituição/Estado ou País), Cidade, Estado, E-mail também em fonte Times New Roman, tamanho 10 com espaço simples.
§°8 O texto deve seguir as normas vigentes da ABNT NBR 10520/2002.
§18º No ato da inscrição, o resumo simples deverá ser enviado por e-mail, em formato PDF ou word, para o e-mail: candomblecariri@gmail.com, com o título de: “SUBMISSÃO DE TRABALHO”.
Parágrafo único: Não serão aceitos resumos que não obedeçam aos critérios acima estabelecidos.
Art.13° A Comissão Científica orienta que os apresentadores cheguem com uma média de 20 (vinte) minutos de antecedência ao local da apresentação.
Art 14º A certificação da apresentação do trabalho fica atrelada ao fato do apresentador está presente durante o período de exposição e apresentar o trabalho para a Banca de Avaliação.

CAPÍTULO VI - CONSIDERAÇÕES FINAIS


Art. 15º A relação dos trabalhos aprovados serão divulgados no blog do evento, no seguinte endereço eletrônico: www.iiictmafricar.blogspot.com.br, juntamente com o horário e os locais de apresentação, a partir do dia 14 de julho.
Art. 17º Todos os trabalhos científicos inscritos e aprovados no III Congresso de Tradições de Matrizes Africanas e Indígenas no Cariri serão publicados nos anais do referido evento.
Art. 18º Os casos omissos serão avaliados pela Comissão Cientifica do evento.

A Comissão Científica é composta por professores vinculados as Instituições de Ensino Superior da Região do Cariri.



OBS.: Para submissão de artigos é necessário apenas a inscrição no evento.



COMISSÃO CIENTÍFICA:


EDILSON GOMES

Graduação em Pedagogia. Babalorixá do Ile Ase Omo Ayê
, ativista de movimento afro-religioso, ativista de movimento LGBTTI+, Coordenador estadual do ARTGAY, coordenador do GT LGBTTI+ do CENARAB-Ceará-Cariri.



ZULEIDE FERNANDES QUEIROZ

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e Pós - Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente é professora em cursos de graduação das instituições: Universidade Regional do Cariri – URCA, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte – FMJ, Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN. Professora dos Programas de Mestrado: PROFHISTÒRIA – Departamento de História da URCA e PRODER/UFCA. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação da URCA. Pesquisa nas áreas de: Educação, com ênfase em História da Educação e Política Educacional; Saúde e Violência; Feminino e Violência; Infância – adolescência e Violência. Atua em ações de Extensão nas áreas de: Educação e Saúde; Educação e movimentos sociais. Professora-colaboradora do Núcleo de Estudos Comparados em Corporeidades, Alteridade, Ancestralidade, Gênero e Gerações (NECA-GE – UFCA) e do Laboratório Interdisciplinar em Estudos da Violência (LIEV – UNILEÃO). E-mail: zuleidefqueiroz@gmail.com



MIGUEL ÂNGELO SILVA DE MELO

Doutor em Sociologia (UFPE), Mestre em Educação Intercultural e Antropologia Social (Universidade de Hamburgo – Alemanha), Mestre em Criminologia e Direito Internacional Pú- blico (Universidade de Hamburgo – Alemanha), Pesquisador Líder do Laboratório Interdisciplinar de Estudos da Violência (Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – Juazeiro do Norte, CE). Bacharelado em Direito. Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK). Advogado. Coordenador da Linha de Pesquisa Etnofilosofia, Etnodireito, Etnogênero. Diretor-Presidente da ONG Instituto de Educação e Intervenção Afrobrasileira (ICIEAB). Pesquisador do Núcleo de Estudos Comparados em Corporeidade, Alteridade, Ancestralidade, Gênero e Gerações. Coordenador da Linha de Pesquisa Ancestralidade. E-mail: crioulo.miguelangelo.melo@gmail.com



TIAGO DEIVIDY BENTO SERAFIM

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2011) e mestrado em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Atualmente é professor da Unileão e Faculdade Vale do Salgado. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Social, sentido de vida, sentido da vida, estudantes, ansiedade e logoterapia.



FRANCISCO FRANCINETE LEITE JÚNIOR

Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO. Graduado em História pela Universidade Regional do Cariri e Docente de Psicologia pelo Centro Universitário Leão Sampaio – UNILEÃO. Professor pesquisador do Núcleo de Estudos Comparados em Corporeidades, Alteridade, Ancestralidade, Gênero e Gerações (NECAGE –UFCA/UNILEÃO/URCA/FJN). Professor-pesquisador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos da Violência (LIEV/UNILEÃO). E-mail: francinetejunior@leaosampaio.edu.br



MARIA DO CARMO PAGAN FORTI

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (1994) e mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa (2014). Atualmente é professora do Centro Universitário Leão Sampaio (UNILEAO). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em História da Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicanálise. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: maria de araújo, religiosidade popular, linguagem simbólica, juazeiro do norte e padre Cícero.





IVANCILDO COSTA FERREIRA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2006), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2006). Tem especialização em Gestão Pedagógica da Saúde e Mestrado em Educação Brasileira (UFAL). Atualmente é Psicólogo do Nasf, da Secretária Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte - CE e Professor do Centro Universitário Leão Sampaio (UNILEAO).



MOEMA ALVES MACÊDO

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) , especialista em Gestão Pedagógica da Sáúde pela Universidade Federal de Alagoas (2007) e em Gestão em Saúde pela FIOCRUZ (2010). Mestranda em ensino na Saúde pela Universidade Federal de Alagoas. Coordenou a equipe de psicologia do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Maceió (2006 - 2007), coordenou tecnicamente a Comissão Interna de Educação Permanente em Saúde da Universidade Federal de Alagoas (2005 - 2009). Atualmente coordenadora de ensino e pesquisa do Núcleo de educação para a igualdade racial NEPIR/SEDEST (Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho), preceptora de estágio Supervisionado e docente no Centro Universitário Leão Sampaio (UNILEAO).



MARCOS TELES DO NASCIMENTO

Graduação em Psicologia pela UNILEAO, Especialização em: Metodologia do Ensino Superior e Ensino à Distância; Psicologia Aplicada à Educação. Formação em Clínica Comportamental - Análise do Comportamento. Professor da graduação de Psicologia - UNILEÃO das disciplinas: Psicopatologia em Análise do Comportamento e Terapias e Técnicas em Análise do Comportamento. Atua como co-orientador do projeto de extensão ENCONTROS E ENCANTOS: EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE COM POVOS DE TERREIROS DE MATRIZ AFRICANA EM JUAZEIRO DO NORTE-CE. Professor pesquisador do LIEV- Laboratório Interdisciplinar De Estudos de Violência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário